segunda-feira, 23 de março de 2015

O Tae Kwon Do Tradicional

Escrito pelo Diretor do Grupo Projetar Luiz Gustavo Saldão.

O Tae Kwon Do é uma Arte Marcial que utiliza socos, defesas e principalmente chutes, através de posturas e movimentos de balanceamento do corpo, com o intuito de gerar maior potência e precisão nos golpes.
Atualmente,existem duas grandes vertentes do Tae Kwon Do: o Olímpico, que enfoca principalmente o aspecto esportivo-competitivo, e o Tradicional, que preserva os ensinamentos originais do fundador do Tae Kwon Do.
O Tae Kwon Do Tradicional trabalha conjuntamente técnicas tradicionais,combinações de movimentos de braços e pernas, destreza e equilíbrio antes da potência e velocidade. Os propósitos educacionais e culturais do Tae Kwon Do Tradicional estão permeados do respeito e da consciência social:

  • Desenvolver a força pessoal do praticante através de uma mentalidade saudável e um corpo forte, melhorando seu autoconhecimento e sua autoconfiança.
  • Promover a união dos indivíduos, que, através da prática marcial, se identificam além de quaisquer distinções de religião, nacionalidade, raça, fronteiras ideológicas ou sociais;
  • Construir uma sociedade pacífica, onde a justiça, a moral, a honestidade e o humanismo prevaleçam, propiciando a vivência dos valores, transformando-os em virtudes.
O sistema tradicional, promovido pelo Grupo Projetar, fomenta o desenvolvimento das capacidades físicas - ou capacidades condicionantes, como resistência,força, velocidade e flexibilidade - e as capacidades coordenativas – ou habilidades motoras, determinadas, sobretudo, pelo processo de controle dos movimentos. É dividido em:

  • Tae Kwon Do Baby: Para crianças de idades entre 2 a 6 anos.Promove uma rica experiência motriz para as crianças, que, nesta faixa etária,estão com o sistema nervoso central em desenvolvimento. Uma vivência motriz adequada, de forma lúdica, com estímulos cognitivos e sensoriais, que favorecem a preparação para inserir a criança aos aspectos técnicos da modalidade.
  • Tae Kwon Do Kids: Para alunos entre 7 e 12 anos de idade aproximadamente. Desenvolve as capacidades condicionantes através de trabalhos específicos, mas ainda com elementos lúdicos. Busca a transição da forma de treinamento para uma metodologia mais disciplinada e uma melhor adequação às regras de convívio social e participação de atividades em grupo, fazendo com que acriança descubra, de forma gradual, a dedicação e o esforço sistematizado,necessários para alcançar os resultados propostos. Transforma a agressividade eo excesso de energia em criatividade, de maneira natural e direcionada.
  • Tae Kwon Do Juvenil e Adulto: Para idades a partir de 12 anos. Trabalha na plenitude a riqueza técnica e pedagógica do Tae Kwon Do, proporcionando, ao praticante, ferramentas importantes para atingir um estado de equilíbrio psíquico-físico-mental, um maior poder de realização em vários aspectos da vidado indivíduo, como superação de desafios, controle do estresse, capacidade de tomar decisões em situações de conflito, foco em objetivos, concentração, valorização da autoestima, etc. Além desses benefícios psicossomáticos, promove também uma melhora na qualidade de vida, atuando no sistema cardiorrespiratório, na tonificação muscular, na flexibilidade e alongamento (evita dores nas costas e músculos em geral), no controle do peso corporal, e nos bons hábitos em geral.
Toda arte marcial possui seu conjunto de princípios morais que os praticantes devem seguir rigidamente. Os Princípios do Tae Kwon Do são:

  •      Cortesia
  •      Integridade
  •      Perseverança
  •      Autocontrole
  •      Espírito Indomável
Além dos princípios mencionados acima, cada aluno deve se comprometer com alguns códigos de conduta através do juramento que fazem ao iniciarem as práticas,frequentemente repetido em voz alta nas aulas. O intuito é ter estabelecida uma base de valores morais e regras de comportamento, através dos princípios e do juramento respectivamente, que sirvam como guias no desenvolvimento do indivíduo.
O juramento é feito repetindo-se o conteúdo proclamado pelo professor, que se inicia com a frase “Eu Prometo”, ao que se seguem:

  •      Observar as regras do Tae Kwon Do
  •      Respeitar o instrutor e meus superiores
  •      Nunca fazer mau uso do Tae Kwon Do
  •      Construir um mundo mais pacífico
  •      Ser campeão da liberdade e da justiça
Esses são apenas alguns dos conceitos que fazem da arte marcial um caminho de evolução pessoal, não devendo o praticante restringir sua busca somente a esses valores.O Grupo Projetar e seus professores requerem, com o avançar dos graus, cada vez mais comprometimento do aluno com esses e outros princípios que são explicitados nos programas de graduação. Aquele que não lida adequadamente como poder que lhe é conferido, nesse caso o conhecimento marcial, não pode avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as imagens utilizadas nos artigos foram extraídas do Google Imagens