quarta-feira, 29 de junho de 2016

Efeito Cinderela - as meninas e o consumismo

Participação do Especialista em Sociologia Roberto Guimarães na reportagem sobre o Efeito Cinderela realizada pelo Jornal da Novo Tempo.


"É importante frisar que não há indicativos de que o gênero feminino consuma mais em relação à estética e à moda por questões naturais. Se isso acontece, pode-se atribuir a causas sociais tal discrepância. Apesar do discurso de igualdade entre gêneros, na prática verifica-se grandes diferenças de oportunidades e preconceitos em relação à ocupação dos espaços pela mulher. Isso é vestígio de uma sociedade machista e que colocava a mulher como um acessório do homem, o então provedor. Nessa configuração, se o homem podia realizar sua identidade na atividade que exercia e que lhe gerava status social, à mulher cabia o espaço doméstico e os cuidados com a beleza, requisitos para que arrumasse um 'bom partido'. Tais exigências ainda pesam sobre as mulheres e invadem sua identidade como requisitos de realização social." Roberto Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as imagens utilizadas nos artigos foram extraídas do Google Imagens