terça-feira, 31 de julho de 2018

The Hurricane – Hurricane, o Furacão: o descasamento entre poder e responsabilidade

Artigo escrito pela Psicóloga Fernanda Guimarães e pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães.



AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.

O filme Hurricane se baseia na história real de Rubin Carter, um boxeador peso médio condenado por assassinatos num bar. O tema serviu de base para o cantor Bob Dylan escrever sua música Hurricane, tão impactante o erro da justiça nessa condenação. Sentenciado à prisão perpétua, Rubin passou 20 anos preso. Foi liberado após a revisão do caso, comprovadamente forjado para prejudica-lo.
A ação da equipe policial no caso do Sr. Carter explicita um problema social bastante grave. As autoridades, sejam policiais, juízes, médicos, políticos, entre outras, possuem poderes que as distinguem da população geral, mas, infelizmente, a detenção de tais poderes não é garantidora de um exercício responsável nem do uso exclusivo àquilo em que a prática profissional está respaldada no conhecimento que diferencia o especialista do cidadão comum. Assim, como demonstrado no filme, verifica-se todo tipo de corrupção.
Uma parte do problema está no fato de que a população idealiza algumas destas autoridades, ao atribuir a estas características relacionadas à função que exercem, como forma inconsciente de completar antecipadamente à experiência as lacunas de conhecimento que se têm de determinadas figuras, revestindo-as de capacidades e habilidades que não necessariamente detêm. Isso reduz o impulso à vigilância e a crítica à conduta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes e Séries: www.i9vadore.com.br

Seguir por E-mail:

Todas as imagens utilizadas nos artigos foram extraídas do Google Imagens