quarta-feira, 6 de junho de 2018

El Laberinto del Fauno - O Labirinto do Fauno: a importância da fantasia para a criança

O texto abaixo é um trecho do artigo contido no livro ALÉM DA SINOPSE, escrito pela Psicóloga Fernanda Guimarães e pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães.


AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.

O filme Labirinto do Fauno mostra uma difícil etapa na vida de uma jovem menina que se muda com sua mãe para a casa de seu novo padrasto, um homem severo. Na posição de Oficial do exército espanhol, utiliza-se dos mais cruéis recursos na luta contra os rebeldes ao Estado, como a tortura e o assassinato a sangue frio.
Diante de tão nociva realidade, a menina começa a ter “visões” que modificam seu mundo e a apresentam a seres fantásticos, com os quais ela vive as mais diversas e exóticas situações. É interessante verificar os papeis que a fantasia exerce para a protagonista.
Diferentemente do que muitos pensam, a fantasia para a criança não é uma completa separação da realidade. Pelo contrário, é a maneira que ela possui para assimilar e processar as características da experiência que não é capaz de absorver segundo critérios realistas. Isso acontece por que muitas funções intelectuais podem ainda não estar disponíveis para ela. Além disso, devido à restrita vivência consequente da pouca idade, provavelmente possui um número de elementos limitado em seu “banco de dados” dos quais pode se utilizar para correlacionar aspectos concretos de determinadas experiências.

Para ler o texto completo, além de outros artigos como este, adquira o livro ALÉM DA SINOPSE. 
Whatsapp 12 98116 0634

contato@grupoprojetar.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes e Séries

Seguir por E-mail:

Todas as imagens utilizadas nos artigos foram extraídas do Google Imagens