segunda-feira, 23 de março de 2015

O Hap Ki Do Won Kisul

Escrito pelo Diretor do Grupo Projetar Roberto Guimarães.

O Won Kisul é um estilo de Hap Ki Do que utiliza o círculo como fundamento, a partir do qual todas as técnicas do estilo são aplicadas. Engloba todos os grupos técnicos, desde chutes e socos a projeções e luta no solo, e, com isso,possibilita a utilização de suas ferramentas em qualquer situação de combate. Por ser tão abrangente, é muito utilizado como sistema de Defesa Pessoal, já que suas técnicas são voltadas para situações de conflito reais. Foi fundamentado através da associação das técnicas do Hap Ki Do aos princípios de circularidade e adaptabilidade.
Foi fundado em 1998 pelo Grão Mestre Francisco Andrés Taboada, 8° Dan de Hap Ki Do,e está presente em diversos países, entre eles Brasil, Argentina, Chile, e Uruguai.
Os princípios do Won Kisul são:
  • Suavidade e Não resistência – O princípio do Circulo
Esse princípio se baseia na ideia de não oposição à força do oponente, com a utilização dos movimentos circulares para redirecionar essa força e aproveitá-la na aplicação das técnicas.
  • Adaptabilidade –O princípio da Água
As técnicas que, para funcionarem, dependem da força beneficiam sempre o elemento mais forte. A adaptabilidade é o princípio que está além da força, como a água que se adapta a qualquer forma e redireciona seu deslocamento sempre que se depara com um obstáculo.
  • Fluidez – O princípio do Movimento Infinito
A movimentação fluída, também chamada padrão infinito, permite a aplicação contínua das técnicas, utilizando-as sempre de acordo com o deslocamento ou tendência de deslocamento do oponente e aproveitando essa inércia para dar potência e aplicar golpes em sequência, de qualquer posição e para qualquer sentido.
 “No estilo Won Kisul as técnicas devem ser aplicadas sem fazermos uso da força, pois, do contrário, não estaremos empregando o fluxo”. (G.M.Francisco Andrés Taboada).
O Grão Mestre Francisco Andrés Taboada sistematizou o Won Kisul através da associação de suas técnicas com os elementos Terra, Água, Ar e Fogo, visando agrupá-las de acordo com os princípios de cada elemento.
  • TERRA: O Elemento Terra se caracteriza por sua firmeza e solidez e reúne todas as técnicas que são aplicadas de forma rígida e promovem impacto, como as Quedas, as Técnicas de Pugilato, Chutes e Defesas e Técnicas com Armas, entre outras.
  • ÁGUA: Esse Elemento se caracteriza por sua capacidade de adaptação aos ambientes. Agrega técnicas que se baseiam nos princípios da suavidade e não resistência, como Rolamentos, Chaves, Torções, Alavancas,Projeções, Movimentos Circulares, Esquivas e Conduções, entre outras. As práticas de evasão no solo também se encontram associadas a esse elemento.
  • AR: O Ar se caracteriza por sua fluidez e engloba todos os movimentos com saltos, a partir dos quais se podem combinar técnicas dos Elementos Terra e Água, como Chutes, Socos, Projeções, Quedas e Rolamentos Saltados.
  • FOGO: O Elemento Fogo nos remete a Energia, no caso do Won Kisul o Ki, a energia vital do indivíduo. Trabalha todas as técnicas de respiração, estimulação e canalização do Ki.

A partir do entendimento desses princípios, o praticante poderá combinar, deforma abrangente, os grupos técnicos do Won Kisul, possuindo ferramentas para todas as situações combativas. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes e Séries: www.i9vadore.com.br

Seguir por E-mail:

Todas as imagens utilizadas nos artigos foram extraídas do Google Imagens